Pisos & Revestimentos

Pisos e revestimentos

portodesign

A Linha City é composta pelos porcellanatos técnicos Matte (sem brilho) ou esmaltados. São altamente resistentes ao desgaste e perfeitos para aplicação em ambientes internos.

Clique na imagem para ampliar

A linha Just Cementi originou-se na arquitetura elegante dos lofts modernos que inspiram a contemporaneidade. As cores são baseadas no concreto, complementando o ar jovial da linha. No formato 75x150cm e com apenas 10mm de espessura, são ideais para ambientes amplos, permitindo agilidade no assentamento. Produzidos com sistema de decoração HD, estão disponíveis nas cores White, Light Grey e Grey.

Clique na imagem para ampliar

Composta por porcellanatos de alto padrão e perfeitamente adaptada às necessidades da arquitetura de alto padrão, a linha Just Great é ideal para locais de alto tráfego e reformas de sobreposição. Os tons variam entre um preto profundo, um cinza suave e um branco. As peças, no formato 150x150cm e com 6mm de espessura, possuem textura que proporciona uma sensação sutil e exclusiva ao ambiente.

Clique na imagem para ampliar

A Linha Everest utiliza a moderna tecnologia Supergloss (nanotecnologia), que confere à peça, alto brilho (duplo polimento). Indicado para ambientes internos, piso e parede.

Clique na imagem para ampliar

Linha Luxury. Estes produtos remetem a transformação da pedra polida e chanfrada, capaz de transmitir a casa ainda mais refinamento e um charme único, com seus tons de amêndoa e preto e seu acabamento natural. Os formatos 90x90cm são simples e diretos, um luxo que enche as salas com o seu estilo minimalista e autêntico. Transparece maciez e delicadeza ao toque, combinando tecnologia, estética, resistência e durabilidade. Uma coleção sofisticada caracterizada por uma mudança de cor feita com a nova tecnologia digital de alta definição, capaz de expressar ao espaço sua forte individualidade, ideais às necessidades do design contemporâneo. O Porcellanato esmaltado Luxury Bianco W Lappato é ideal para ambientes internos residenciais e comerciais de baixo tráfego exceto para áreas molhadas. Ideal para ambientes de grande circulação.

Clique na imagem para ampliar

Na Linha Naturale, o efeito de texturas, cores e o formato 45×90 são ideais para áreas externas. Inspirado em pedras naturais utilizando uma tecnologia de excelente desempenho em termos de resistência ao desgaste, geada, produtos químicos, assim como uma superfície compacta resistente a água, o que facilita a limpeza. Possuem alta definição de material que compõe uma textura essencial graças a fineza e atenção a cada detalhe da tecnologia digital, sendo ideal para espaços públicos de alto tráfego, e ambientes externos.

Clique na imagem para ampliar

A Italgraniti é a primeira empresa a desenvolver um porcellanato madeira com sistema de modularidade métrica (vários formatos na mesma peça com juntas pré definidas). A reprodução da madeira é feita com tecnologia HD, permitindo alta fidelidade de cor e textura com grande impacto estético. A Porto Design trouxe essa inovação para o Brasil através da linha Patchwork com placas no formato 45x90cm em 04 composições. Estas placas criam um efeito estético único devido à textura dos retalhos, que são aplicados aleatoriamente, tornando o ambiente único e personalizado.

Clique na imagem para ampliar

A linha Sandstone enfatiza a beleza natural do material e das cores em seus 03 modelos de porcellanatos de grandes formatos e apenas 3,5mm de espessura. São versáteis, duráveis e adequados aos mais diversos usos. As opções de cores combinam harmoniosamente nas diferentes superfícies e dão estilo único para projetos contemporâneos de design de interiores.

Clique na imagem para ampliar

Oriundo da Europa a Linha Tau é moderna, inovadora, e exclusiva. Produtos de vanguarda que fazem parte de uma linha contemporânea de porcelanatos que vão ao encontro das tendências urbanas da Arquitetura e Decoração. Seus valores estão agregados à qualidade, design, inovação e estão preparados para atender aos padrões de beleza mais exigentes. Fabricados na Europa, são comercializados com exclusividade pela Porto Design.

Clique na imagem para ampliar

 

logo itagres

 

Clique na imagem para ampliar

 

Entendendo sobre Revestimentos cerâmicos

Características Físicas:

Absorção de Água

Um dos parâmetros de classificação das placas cerâmicas é a absorção de água, que tem influência direta sobre outras propriedades do produto. A resistência mecânica do produto, por exemplo, é tanto maior, quanto mais baixa for a absorção.

As placas cerâmicas para revestimentos são classificadas, em função da absorção de água, da seguinte maneira:

Porcelanatos: de baixa absorção e resistência mecânica alta (BIa Þ de 0 a 0,5%);

Grês: de baixa absorção e resistência mecânica alta (BIb Þ de 0,5 a 3%);

Semi-Grês: de média absorção e resistência mecânica média (BIIa Þ de 3 a 6%);

Semi-Porosos: de alta absorção e resistência mecânica baixa (BIIb Þ de 6 a 10%);

Porosos: de alta absorção e resistência mecânica baixa (BIII Þ acima de 10%)

A informação sobre o Grupo de Absorção deve estar presente na embalagem do produto e é de fundamental importância para que o consumidor selecione produtos que se adeqüem às suas necessidades, entre eles, o local onde será assentado. Para locais mais úmidos, como banheiros, por exemplo, recomenda-se a utilização de revestimentos com absorção de água menor e vice-versa.

É importante ressaltar que as placas cerâmicas classificadas como BIII, com absorção de água acima de 10%, são recomendadas para serem utilizadas como revestimento de parede (azulejo), justamente por possuírem alta absorção e, portanto, resistência mecânica reduzida.

Características Químicas:

Resistência ao Manchamento e Resistência ao Ataque Químico

Esses ensaios verificam a capacidade que a superfície da placa possui de não alterar sua aparência, quando em contato com determinados produtos químicos ou agentes manchantes.

Os resultados desses ensaios permitem alocar o produto em classes de resistência para cada agente manchante ou para cada produto químico especificado na Norma.

As classes, em ordem decrescente de resistência, são:

Ataque Químico

Classificação

Definição

A

Ótima resistência a produtos químicos

B

Ligeira alteração de aspecto

C

Alteração de aspecto bem definida

Manchamento

Classificação

Definição

5

Máxima facilidade de remoção de mancha

4

Mancha removível com produto de limpeza fraco

3

Mancha removível com produto de limpeza forte

2

Mancha removível com ácido clorídrico/acetona

1

Impossibilidade de remoção da mancha

Resistência à Abrasão

Há dois métodos de avaliação da resistência à abrasão:

 Superficial: para produtos esmaltados (é utilizado o método PEI);

Profunda: para produtos não esmaltados.

Os revestimentos cerâmicos também são classificados segundo teste de resistência do esmalte da peça ao desgaste por abrasão. Essa classificação é conhecida como Índice PEI, onde são indicados os ambientes mais adequados para sua aplicação. O desgaste do material ceramico esmaltado ocorre através da movimentação de pessoas e/ou objetos sobre a superfície. O Índice PEI classifica as cerâmicas esmaltadas de acordo com a resistência a este desgaste, por isso, o Índice PEI aplica-se somente aos pisos.

Para a escolha da cerâmica adequada é necessário certificar sobre o local onde será instalada, bem como qual tipo de fluxo será estará sujeita e qual a frequência de uso (pessoas, veículos, etc.). Ambientes comerciais, por exemplo, tem um maior fluxo de pessoas.

 Classicações PEI e onde utilizar:

PEI 1: Produto recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com chinelos ou pés descalços. Exemplo: banheiros e dormitórios residenciais sem portas para o exterior (não são recomendadas para ambientes que exigem limpeza pesada e constante);

PEI 2: Produto recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com sapatos. Exemplo: todas as dependências residenciais, com exceção das cozinhas e entradas.

PEI 3 – Média/Alta: podem ser utilizadas em pisos de ambientes internos residenciais como cozinhas, corredores, halls, sacadas e quintais. Estas cerâmicas não devem ser utilizadas em locais que tenham areia, ou outros materiais mais duros que esta, como sujeira abrasiva;

PEI 4: Produto recomendado para ambientes residenciais (todas as dependências) e comerciais com alto tráfego. Exemplo: restaurantes, churrascarias, lojas, bancos, entradas, caminhos preferenciais, vendas e exposições abertas ao público e outras dependências. Pode ser utilizado tanto em áreas internas, como externas. Exemplos: residências, garagens, escritórios, restaurantes, lojas, bancos, entradas, caminhos preferenciais, vendas e exposições abertas ao público e outras dependências.

PEI 5: Produto recomendado para ambientes residenciais e comerciais com tráfego muito elevado. Exemplo: restaurantes, churrascarias, lanchonetes, lojas, bancos, entradas, corredores, exposições abertas ao público, consultório, outras dependências. Piso ideal para áreas externas. Pode ser utilizado em residências, áreas públicas, shoppings, aeroportos, padarias e fast-foods.

 É possível utilizar em paredes as cerâmicas indicadas para pisos (PEI 1, 2 e 3), mas não o inverso.

Limpeza:

Nunca utilize ácido para a limpeza dos revestimentos cerâmicos, ele corrói o esmalte, propiciando a entrada de agentes agressivos sob sua base.

Sua conservação e limpeza podem ser feitas com uma simples solução de água e detergentes neutros.

Fonte: GUIA DA ANFACER, 2009

Fonte: http://www.sinduscon-mg.org.br/site/arquivos/up/geral/Placas_Ceramicas_para_Revestimento.pdf (acesso em 02/05/2013)

Fonte: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/revestimentos.asp (acesso em 02/05/2013)

 Porcelanato

Peça de revestimento cerâmico de alta qualidade com excelente resistência mecânica e  o mais baixo índice de Absorção de água entre os produtos disponíveis no mercado. O porcelanato é adequado à áreas de alto tráfego Devido ao alto índice de PEI. Entre suas características, pode-se citar: uniformidade de coloração, alta resistência a abrasão física e química, absorção próxima a zero, massa homogênea e geralmente com ausência de esmaltação. O Porcelanato é formado por: argila, feldspato além de corantes. Em seu processo de produção, é utilizada uma pressão de compactação superior a da cerâmica tradicional e uma temperatura de queima superior a 1.250ºC. Hoje o porcelanato domina o mercado mundial de revestimentos cerâmicos. É extremamente difundido nos grandes países produtores mundiais como Itália, Espanha, China e Brasil. Pode ser subdividido em duas grandes categorias: Porcelanato técnico Porcelanato esmaltado.

Fonte: http://www.pisoerevestimnto.com e http://www.altezarevestimentos.com.br