Telhas de fibrocimento valem a pena?

MAMAconstru 3423-1010 Dourados

As telhas de fibrocimento além de duráveis e possuírem de fácil manuseio, elas também podem ser pintadas para melhorar a estética ou o comportamento térmico do telhado. Elas também são resistentes a atmosferas agressivas, não sofrendo, por exemplo, o efeito da corrosão bem como apresentam ótimo desempenho acústico e elevada resistência mecânica.
Você sabia? O isopor não é considerado um material seguro em caso de incêndio e pode produzir uma fumaça tóxica. Por este motivo, é preciso pensar bem sobre o uso desse tipo de telha, especialmente em projetos residenciais. (fonte: https://www.coberturasleves.com.br/o-que-e-uma-telha-termica-e-quando-ela-pode-ser-utilizada-no-telhado/ acesso em 03/03/2019)

Diferentemente das telhas sanduiche com parte interna em isopor ou EPS que vem tendo seu uso proibido em alguns países por força de regulamentações, normas técnicas e fiscalização.ISOPOR/EPS x PU: menor eficiência térmica, menor durabilidade e maiores riscosO que poucos sabem é que o EPS ou isopor, na verdade, possui muito menos isolamento térmico sendo inclusive proibido seu uso em alguns países por força de regulamentações, normas técnicas e fiscalização.

O EPS ou isopor não possui laudo anti-chama. O lado anti-chama visa certificar que o produto se extingue à chama e não atua na propagação do fogo em caso de incêndio. O isopor ainda produz fumaça tóxica nesses casos.
Outra questão é que o isopor ou EPS, quando utilizado em telhas térmicas, é colado na telha e não injetado. Sendo colado, fica sujeito à riscos de descolar da lâmina metálica da telha, principalmente quando se usa peças longas. As peças das telha, em geral são um pouco flexíveis,  assim é natural que flexionem e sendo a lâmina apenas colada no isopor, o risco de descolar é muito maior. Ainda que isso não ocorra no transporte e colocação, o risco permanece ao longo do tempo, tendo de suportar ventos e umidade ao longo de anos.

Sua durabilidade é afetada então pela constituição do material e pela forma como é utilizado nas telhas térmicas sanduiche.

Fontes:
http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=8&Cod=448 em 04/03/19

Telha térmica com poliuretano (PU) é 50% mais eficiente do que EPS

https://www.ebah.com.br/content/ABAAAhXAgAA/monografia-guilherme-pereira?part=2